Dica de como aprender inglês – Faça do estudo um hábito

Muitos alunos perguntam quanto tempo é necessário para falar inglês. Seja por terem sido atraídos por promessas maravilhosas de falar inglês em duas semanas ou porque estão concorrendo a uma promoção mas precisam falar inglês fluente.

Ora pessoal, sejamos francos, falar inglês fluente é um plano de, pelo menos, médio prazo. Não adianta procurar um professor particular ou uma escola, por mais renomados que sejam, para que você saia do the book is on the table e consiga participar de uma conference call com naturalidade em uma questão de meses.

Aprender um novo idioma é um processo gradual – não acontece da noite para o dia e exige paciência. Você deve definir claramente qual é o seu objetivo ao estudar o idioma e então criar um plano de estudo. Isso mesmo, você escutou bem – programar, porque é preciso programação, dedicação, empenho.

Há três regras importantes no aprendizado – paciência, planejamento e prática.

Motivação

Decidiu que precisa falar inglês, ótimo, por quê?

Responder essa pergunta irá ajudá-lo a direcionar seus esforços. Há alunos que querem aprender inglês para poder se comunicar em viagens. Já outros precisam estar aptos a participar de reuniões de negócios. Qual é o seu caso? Que indicador você pode usar para medir seu progresso? Pense nisso.

O uso que dará ao idioma é essencial para escolher a linha de estudo – inglês geral, inglês para negócios, desenvolvimento de uma área específica no futuro.

Planejamento

Planejar o aprendizado organizará seus estudos e seus objetivos. Ao conquistar seus objetivos você fica motivado a continuar estudando e se aperfeiçoando.

Assuma o compromisso

Antes de qualquer coisa, você precisa reservar um horário no seu dia para incluir seus estudos. De nada adianta se munir de vários materiais, podcasts, livros, etc se não tiver um tempo para praticar. Preferencialmente, dedique 15 minutos todos os dias, no mesmo horário. Isto ajudará a desenvolver o hábito do estudo.

Seja específico

Seja bastante específico sobre seu objetivo. Resoluções do tipo “falar melhor” ou “aprender novo vocabulário” são muito vagas. Sua resolução deve ser mais objetiva, mais concreta e gerenciável, por exemplo, “Todo mês aprenderei 20 palavras novas relacionadas à minha área de atuação”. Percebe a diferença? Desta forma você consegue medir seu progresso, o que nos leva ao próximo passo – monitoramento.

(Veja mais abaixo dicas de Como criar um plano de estudos)

Monitore seu progresso

Pesquisas mostram que o simples fato de monitorarmos um hábito faz com que nosso desempenho seja melhor.  Fazer o acompanhamento do seu progresso contribuirá para que faça mais atividades. Assumiu o compromisso de aprender 20 palavras novas por mês? Então semanalmente anote quantas palavras novas aprendeu. Desta forma terá uma visão clara do seu real comprometimento.

COMO CRIAR UM PLANO DE ESTUDOS

The time management concept Free Vector
– escolha três ou quatro atividades de aprendizado diferentes
– escolha atividades curtas e das quais goste
– estabeleça metas realistas para cada atividade
– distribua estas atividades ao longo de sua semana

Quais atividades escolher? Veja aqui algumas ideias, lógico que não precisa fazer todas elas, são apenas sugestões. Faça sua escolha de acordo com o que estiver estudando.

1. Defina uma quantidade de palavras novas a aprender

O que fazer
Aprenda um número específico de palavras novas ou frases a cada dia.

Como fazer
Três palavras novas por dia são suficientes. Se for ocupado demais, estabeleça uma meta de aprender UMA palavra por dia. Já será melhor que nada!
Se possível, aprenda palavras relacionadas: antônimos cold/hot, cheap/expensive. Desta forma a assimilação é mais fácil e o estudo renderá mais.

Com que frequência
Uma vez por dia ou a cada dois dias. Deixe seus fins de semana livres, você merece uma folga.

2. Corrija seus erros mais comuns

O que fazer
Junto com seu professor faça uma lista dos seus erros mais comuns que precisam ser corrigidos. Talvez use uma construção errada com frequência. Então dê um basta e diga “Vou aprender a usar esta construção corretamente!”.

Como fazer
Depois de escolher o erro que não quer mais cometer, coloque seu foco nele durante toda a semana. Diariamente pratique a construção correta, de forma simples, não precisa fazer um monte de exercícios de gramática. A repetição da forma correta já irá ajuda-lo.

Com que frequência
Foque em apenas uma correção por semana, não misture pontos gramaticais. Basta praticar alguns minutos por dia. Você pode praticar esta atividade no carro, enquanto vai para o trabalho.

3. Gramática e vocabulário por 15 minutos

O que fazer
Quando estudar gramática ou vocabulário limite o tempo de estudo diário. Não exagere na dose, bastam 15 minutos por dia.

Como fazer
Inclua as atividades, preferencialmente, no mesmo horário do dia ou separe três momentos específicos para realizá-las, pode ser logo após o almoço, pouco antes de sair do trabalho, etc.

Com que frequência
Apenas 15 minutos por dia.

4. Leia, leia, leia

O que fazer
É importantíssimo ler artigos em inglês. Aqui você pode escolher um assunto que seja de seu interesse, talvez um hobby ou algo relacionado à sua área de atuação.

Como fazer
Use a Internet a seu favor, escolha um site de qualidade e escolha um tema do seu interesse. Leia um artigo curto, ou parte de um artigo. Não precisa tentar entender cada palavra lida, basta entender a ideia geral.

A leitura deve ser prazerosa, seu foco é o conteúdo e não o inglês em si. Desta forma a leitura não fica cansativa ou torna-se uma obrigação.

 Com que frequência
Um artigo por semana já é suficiente. Caso ele seja longo, divida em partes e leia durante a semana.

5. Ouça ou assista

O que fazer
Uma das habilidades mais desafiadoras para quem aprende um novo idioma é a compreensão oral. Entender o que outra pessoa fala não é tão fácil, principalmente se o inglês também não for a língua mãe porque então temos que compreender além do sotaque que vem junto com a fala.

Como fazer
A Internet está repleta de sites que oferecem podcasts e vídeos nos mais variados assuntos. Escolha uma área de seu interesse e ouça um pouco por dia. Assim como na leitura, é importante saber que não entenderá todas as palavras, basta entender a ideia geral. Veja aqui alguns podcasts com a transcrição. Primeiro ouça, somente depois veja a transcrição, caso contrário não terá uma ideia clara de sua compreensão oral.

Aqui você pode assistir vídeos interessantes.

Com que frequência
Um podcast ou vídeo por semana já é suficiente. Caso ele seja longo, divida em partes e ouça durante a semana.

6. Estude com amigos

O que fazer
Seu amigo também está estudando? Ótimo, combinem de conversar um pouco juntos. Revisem um ponto estudado, troquem ideias sobre o artigo lido, façam atividades juntos.

Como fazer
Ao estudar junto com um amigo você pode aprender algo novo ou ter um insight que não havia ocorrido. Tente manter a conversa também em inglês, ou use o máximo de inglês possível. Pense assim, a atividade a ser feita, talvez um exercício de gramática, é controlada; porém, trocar ideias enquanto faz a atividade é uma interação mais solta e mais autêntica. Por isso, aproveite o momento para conversar em inglês, ele será mais natural.

Conclusão

Quanto maior contato você tiver com o idioma, mais rapidamente irá aprendê-lo. A distribuição de atividades ao longo da semana ajudará a criar o hábito do estudo.

Lembre-se de seguir estas regras ao criar um plano de estudo:

  • estabeleça metas realistas
  • estude por curtos períodos de tempo
  • diversifique suas atividades de estudo
  • cumpra seu planejamento.

Enjoy your learning!

Teacher Cíntia

Advertisements

4 thoughts on “Dica de como aprender inglês – Faça do estudo um hábito

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s