Melhore listening assistindo Netflix e TED Talks

Hi everyone

Você é daquelas pessoas que se sentem frustradas por não entenderem 100% do que é dito em filmes e seriados? Sente uma profunda tristeza e começa a questionar se o seu inglês não está tão bom assim?

Pois então saiba que você é normal! No seu barco estão, provavelmente, 90% dos alunos que estudam não somente inglês mas qualquer idioma novo, ou seja, não está só.

Rowing boat

Lembro-me de uma ocasião em que trabalhava em uma grande escola de inglês e eu, juntamente com cerca de 15 outros professores fomos participar de uma palestra. Acontece que o ônibus em que estávamos ficou preso no trânsito e chegamos uns 20 minutos após o início. Entramos todos muito silenciosamente no auditório, sentamos no chão do corredor e vimos que o palestrante, escocês, falava animadamente com a plateia. Assim que chegamos ele fez algum comentário e todos riram. Nossa reação foi praticamente unânime, olhamos uns para os outros, sem compreender nada…e rimos! 

Creio que nenhum de nós havia entendido o que ele tinha dito; não tínhamos feito a mudança da tecla SAP, não sabíamos o contexto, não estávamos acostumados com o sotaque Sean Connery que ele tinha, enfim, igualzinho a você quando se sente assim, impotente as vezes.

Convenhamos que a compreensão oral, o famoso listening, não é a habilidade mais fácil. Ainda que compreenda muito bem o seu professor, provavelmente, o mesmo não ocorre quando ouve outra pessoa falando em inglês. É importante entender que há vários fatores que afetam a compreensão, por exemplo: sotaque, velocidade da fala, dicção, conhecimento do assunto em questão, entre outros.

Mas não se preocupe, há várias maneiras de melhorar esta habilidade.

O ponto de partida é o contato com o idioma. Você precisa ouvir muito para conseguir melhorar seu listening. Não adianta ficar limitado à atividades de listening de sala de aula apenas e achar que isto vai dar conta do recado. Então pratique – muito! Practice makes perfect!

Como praticar?

Há diversos recursos na internet que permitem esse contato maior com material autêntico, com vários sotaques e assuntos variados. Encontre algo que seja do seu agrado, afinal, o assunto tem que ser do seu interesse para que desperte sua atenção.

Tenha sempre em mente que todo recurso visual será mais fácil de compreender do que apenas ouvir o que alguém está falando. Isso acontece porque ao assistir algo, fazemos a compreensão oral e também interpretamos a linguagem corporal, os gestos, acompanhamos os movimentos dos lábios, o cenário, etc. A imagem desempenha um papel muito significativo no entendimento. Por este motivo a conference call é mais fácil de acompanhar do que a phone call.

Já conversamos anteriormente sobre a importância de diversificar para não enjoar. Que tal então assistir seu seriado favorito do Nextflix e aprimorar seu inglês ao mesmo tempo? Faça assim, comece colocando o áudio original e a legenda em inglês. Isso mesmo, legenda em inglês e não, you are not cheating

As legendas irão ajudá-lo no início. Posteriormente você pode removê-las e sentir sua adaptação, até chegar a um ponto em que não sente mais a necessidade de usá-las.

Experimente também assistir a TED Talks relacionados à sua área de atuação ou tema de interesse. Quer experimentar? Então assista esta apresentação Cameron Russell: Looks aren’t everything. Believe me, I’m a model. O tema é interessante, o ritmo provavelmente será confortável e a pronúncia dela é bastante clara. Come on, have a go!

Quando estiver mais confiante, mude para podcasts. Você conhece o ESL Pod? Há áudios gratuitos nos mais variados temas. Do you want to try? Ouça este Soccer in the United States.

Headphones

Soccer in the United States

Para concluir, vale lembrar que você não precisa entender 100% do que ouve ou do que lê. Tenha sempre em mente que o importante é compreender a mensagem. Entendeu a mensagem? Perfeito! Missão cumprida.

Enjoy your learning.

Teacher Cíntia

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s